Você já possui um registro no CAU?
12 de fevereiro de 2019 |
Estar registrado no CAU comprova que o profissional está habilitado para realizar atividades de Arquitetura e Urbanismo e também assegura que ele pode emitir um RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), documento fundamental para atender às demandas de segurança e regularidade da lei. A Identidade Profissional tem fé pública como documento de identificação civil e comprova que o Arquiteto e Urbanista é um profissional registrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
Mas como ter a sua Identidade Profissional? Confeccionada em policarbonato e contendo um chip com as informações básicas do profissional, a Identidade é solicitada por meio de uma etapa remota (via Internet) e uma presencial.
Etapa remota: cadastramento no SICCAU – Inicialmente, o profissional precisa realizar a atualização cadastral de seus dados no Sistema de Comunicação do CAU (SICCAU), anexando a cópia digitalizada dos documentos comprobatórios.
Nessa fase, ele deve imprimir dois documentos: a Declaração de Veracidade de Informações, em que declara a correção dos dados fornecidos, e um boleto para pagamento da taxa administrativa. Essa taxa, atualmente de R$ 62,14, é corrigida anualmente pela variação do INPC, índice de inflação calculado pelo IBGE.
Etapa presencial: compareça ao CAU – De posse da Declaração de Veracidade, o profissional deve comparecer à sede do CAU/PB para realizar a coleta de dados biométricos, isto é, fotografia, assinatura e impressões digitais.
Para agendar a sua coleta entre no site do CAU/PB e clique em Serviços Online, fazer o seu login e clicar em Agendamento. A coleta é feita na sede do CAU/PB, localizado na capital da Paraíba (Av. Guarabira, 1.200, 2° andar – Manaíra – João Pessoa/PB) durante todos os dias úteis das 8h às 14h.
Recém-formados – De posse do diploma de graduação, recém-formados em Arquitetura e Urbanismo podem entrar com uma solicitação para obter seu registro no CAU/PB, bem como solicitar sua Identidade Profissional.
Entrega das Identidades Profissionais – Após a conclusão da solicitação, o CAU/BR recebe os dados coletados e emite a Identidade Profissional, que é enviada pelos Correios ao arquiteto e urbanista. O tempo estimado entre a coleta biométrica e o envio da Identidade é de 90 dias.
Não recebeu? Saiba o que fazer! – O profissional que efetuou todos os procedimentos, mas não recebeu sua Identidade no prazo informado, pode entrar em contato com o CAU/PB pelo telefone (83) 3221-8993 e solicitar informações. Preferencialmente, ele pode acessar o Portal de Atendimento para fazer essa solicitação.
Vale ressaltar que os Correios fazem três tentativas de entrega do documento no endereço registrado pelo profissional. Esgotadas as tentativas, as Identidades são devolvidas à sede do CAU/PB, que disponibiliza uma lista atualizada dos documentos que se encontram à espera dos profissionais cujos endereços não foram localizados. Clique e veja se o seu nome está na lista! Para retirar a carteira na sede do CAU/PB basta comparecer ao local, das 8h às 14h, munido de um documento de identidade.